quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Educar na Cultura Digital" é tema de debate na Bienal do Livro"

Uma das atrações da 21° Bienal Internacional do Livro de São Paulo nesta sexta-feira, 20, será o debate "Educar na Cultura Digital" promovido pelas Fundações Telefônica e Santillana. O evento, que também conta com o apoio da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), terá início a partir das 19h30. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail andrea.nascimento@moderna.com.br ou pelo telefone (11) 2790.1520. As vagas são limitadas. Quem não puder comparecer ao debate poderá acompanhar a transmissão online pelo site www.educarnaculturadigital.org.br.
Três especialistas do assunto participarão da discussão. São eles, Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que se dedica há mais de 20 anos à informática educacional; Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da Safernet e responsável pela criação de materiais pedagógicos e pesquisas para prevenção aos cibercrimes contra Direitos Humanos no Brasil; e André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e diretor do Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura. A mediação será da apresentadora de rádio e TV, Renata Simões.
Grupo de Estudos
O debate também foi escolhido como espaço para o lançamento do Grupo de Estudos pela Internet envolvendo a mesma temática. O objetivo das Fundações Telefônica e Santillana é colaborar para a absorção de novos códigos e linguagens da era digital, visando ao desenvolvimento intelectual e cultural de profissionais envolvidos com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além de incentivar o exercício responsável e ético de novas práticas sociais.
Para a viabilização do Grupo de Estudos, foi projetado um espaço online, com ambiente interativo, na plataforma tecnológica de ensino à distância do Programa EducaRede, da Fundação Telefônica, que promove a educação, principalmente com a aplicação das tecnologias voltadas para a comunicação e a informação. Os participantes terão a sua disposição materiais didáticos e de apoio, com indicação de fontes de pesquisa, além de recursos como bate-papos e palestras com especialistas, transmitidos via streamer pela TV WEB da Fundação Santillana.
A mediação online será organizada de forma a potencializar o aprofundamento de conteúdos e a troca de conhecimento e experiências entre os participantes, durante a realização de cinco módulos de estudo, em torno dos seguintes temas: Mundo Digital; Geração Interativa (ou Geração Y); Aprendizagem na Cultura Digital; Ensino e Inovação Pedagógica; e Avaliação do uso das TIC.
O Grupo de Estudos inicia suas atividades em agosto, com duração prevista para até dezembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via internet, através do endereço www. educarnaculturadigital.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário