domingo, 19 de setembro de 2010

O que o aluno espera de um professor em sala de aula?

Pesquisador realizou entrevistas abertas com estudantes e questionou o que é um professor amigo
Alunos no gostam de professor "bonzinho+ demais, nem de ditador. O mestre de todas as horas deve ser justo, no chamar a atenção de todo o grupo quando a culpa é apenas de um, deve exercer a sua autoridade com bom senso. Esta é a concluso da pesquisa realizada pelo psicopedagogo, matemático, mestre em educação, escritor e diretor do Colégio Martinus, Marcos Meier.

Tantos títulos na vida de uma única pessoa no poderiam resultar em outra coisa, seno em um livro. "Mediação da Aprendizagem: Contribuições de Feuerstein e Vygotsky+ foi lançado no dia 10 de maio como um acréscimo para as teorias da educação. O livro é resultado de uma pesquisa realizada entre alunos do ensino médio que apontaram o que é importante na relação entre o aluno e o professor. "Eles diziam que para ser um excelente professor, ele precisa ser amigo. claro que meu ouvido de psiclogo no gostou muito desta resposta. Como um educador pode ser amigo?+, diz. A partir daí, Meier realizou entrevistas abertas para questionar aos estudantes o que é um professor amigo. Para a surpresa dele, eles responderam outra coisa.

Gazeta do Povo - O que foi possível concluir com a pesquisa?

Marcos Meier - O professor amigo descrito pelos alunos é bem diferente do que imaginávamos. Eles classificaram um bom professor a partir de Três caracteríséticas. A primeira se refere aquela pessoa que escuta de verdade. uma escuta ativa em que o professor presta atenção no que aluno está com dúvida. Tem professor que no deixa o aluno terminar a pergunta e já vai respondendo...eles odeiam isso. Em segundo lugar, os alunos querem que o professor exerça sua autoridade, no abdique dela nem terceirize a autoridade dele para a coordenação, por exemplo. Eles diziam assim: quando tiver um aluno atrapalhando o professor, ele tem que expulsar este aluno da sala de aula. Veja, na educação ns no defendemos isso, mas o aluno quer, ele deseja que o professor faça a aula acontecer. Em terceiro lugar o aluno quer um professor justo. Ele no pode dar uma bronca em todo mundo por causa da postura de um aluno. Quando prestamos mais atenção nestas caracteríséticas, percebemos que este amigo está muito mais relacionado figura paterna do que um colega de classe.

Qual é a contribuiço da pesquisa para as teorias da educação?

Existe uma teoria israelense conhecida no Brasil como teoria da mediação. Ela resgata o valor do professor como aquele que ajuda o aluno a aprender. Ao invés de ser aquele professor mais antigo, que somente passa a informação, dentro desta teoria o professor é visto como um mediador. Ele provocêa o aluno, coloca sal na boca dos estudantes para que eles fiquem com sede de conhecimento.
Reprter: Pollianna Milan

Fonte:
Gazeta do Povo 

Um comentário:

  1. Muito bom , e mutuo serio, gostamos mesmo!
    que blog especial !!!

    ah...
    gostaria de te convidar para conhecer o nosso MIMO CHIC, um espaço criado por nós, que somos 2 irmãs, diferentes, mas com uma coisa em comum : a vontade de dividir dicas, segredinhos, e pequenos prazeres que a gente pode e deve nos dar !

    E vai ficar muito mais legal se você vier conosco !

    hug,

    Lulú & Sol

    ResponderExcluir