sábado, 12 de fevereiro de 2011

Símbolos do mundo digital: saiba como eles surgiram

Trabalhamos, estudamos  e estamos sempre a frente de um computador. Mas nunca paramos para pensar de onde vieram ou quem inventou essas tecnologias e seus símbolos usados no mundo todo. Cada símbolo ou marca é usado como  padrão universal de sua tecnologia. Criativos, feios ou não, mostrarei algumas curiosidades sobre eles.

Arroba

A  partir do momento em que  foi incluída nos endereços de e-mail, foi que ela se tornou popular e um elemento inconfundível. Conhecida por todos, sua origem histórica é incerta, mas sua utilização no mundo da informática ocorreu pela primeira vez por volta de 1971 por   Ray Tomlinson um programador da BBN Technologies. Ele simplesmente teve a ideia de utilizar o símbolo para separar o nome de usuário do nome do terminal de computador. A diferenciação não só funcionou, como se tornou esteticamente agradável, sendo adotada como padrão anos mais tarde. Ela foi e ainda é usada para indicar a localização de endereços de e-mail, de forma que o endereço tiopatinhas@caixaforte.com indique que o usuário tiopatinhas está no domínio caixaforte.com. Em inglês sua pronuncia é At. Sua utilização realmente foi uma ótima ideia, evitando ambiguidades.
Bluetooth




Basta olhar para o símbolo do Bluetooth para chegar à conclusão óbvia do que ele representa. Suas formas lembram a de uma letra “B” estilizada, letra inicial da palavra que representa. Mas por qual razão a tecnologia Bluetooth – que numa tradução direta significa dente azul – tem esse nome?
Para entender o significado precisamos voltar alguns séculos na história. O nome Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand – em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul,  Blåtand ficou conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Sua vida passada no século X , onde ele era um profundo conhecedor de mirtilos, uma fruta similar a uva, popular em regiões muito frias e que tem uma cor azulada.
Segundo a história de tanto consumir o fruto um dos seus dentes ficou manchado de azul permanentemente.  O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas H-rune.gif (Hagall) e Runic letter berkanan.png (Berkanan) que eram suas iniciais, correspondentes as letras H e B no alfabeto.
Mas o que isso tem haver com a tecnologia?
O primeiro receptor de Bluetooth tinha o formato de um dente e era azul. O reinado de Harald Blatand uniu diversos povos nas regiões da Noruega, Suécia e Dinamarca.   Da mesma forma, o protocolo procura unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores nos dias de hoje.
USB

Tecnicamente chamado de Universal Serial Bus e carinhosamente de USB, é um tipo de conexão "ligar e usar" (plug and play) que permite ligação de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
Criado como parte das especificações do USB em sua primeira versão 1.0, o ícone foi desenhado de modo a lembrar o tridente de Netuno, deus romano do mar, inspirado no deus grego Poseidon.
Mas o que Netuno, tem haver com o símbolo das conexões USB?
Os desenhistas do símbolo do USB não queriam matar ninguém com sua criação, então no lugar de triângulos nas três pontas da lança, os promotores do USB decidiram alterar os formatos para um triângulo, uma caixa e um círculo. Isso foi feito para significar todos os diferentes periféricos e conexões que poderiam ser conectados usando este padrão.
No caso da tecnologia, o melhor simbolismo é que o padrão pode ser associado aos mais diversos tipos de periféricos, que foi o que realmente acabou acontecendo. Hoje existem dezenas de dispositivos diferentes que podem ser conectados ao PC via USB.
Tecla Windows


Essa você vê todos os dias, seja em casa, no trabalho, faculdade e etc., mas nunca parou para pensar que ela executa diversas funções além de chamar o "Menu Iniciar".
A tecla windows (Windos key) também (quase nada) conhecida como Super Tecla, é uma  tecla  introduzida originalmente para o Windows 95, onde veio para substituir as funções combinadas do Ctrl+Esq que por sinal funcionam até hoje. Mas somente em 2003 a Microsoft regulamentou o aparecimento da imagem do logo do Windows, com sua tecla que foi especialmente criada para os fabricantes de teclado.
Mas porque alguns teclados não possuem essa tecla ?
Bom, primeiramente possuem sim a tecla, o que eles não possuem é a imagem do logotipo do windows. Geralmente no lugar deste logotipo, está impresso a logomarca do próprio fabricante do teclado. Alguns exemplos são computadores com Linux pré-instalados de fábrica ou empresas fabricantes de hardware que não pagam royalties a Microsoft, para a utilização de sua logomarca em seus teclados.
Fireware


O FireWire (também conhecido como IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial para computadores e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade. O FireWire foi desenvolvido pela Apple Computer, nos anos 90, mais precisamente em 1995. Um pequeno grupo na Apple, desenvolvedora do padrão IEEE 1934,  iniciou o trabalho de desenhar um símbolo que pudesse representar de forma adequada a nova tecnologia na qual estavam trabalhando. Foi pensado em substituir ou ser uma alternativa serial ao SCSI, o maior marketing atrelado ao FireWire era a promessa de uma conectividade rápida para equipamentos de áudio e vídeo digitais. Então os designers optaram por um símbolo com três pontas, representando áudio, vídeo e dados. Inicialmente, seu símbolo era vermelho, mas depois foi alterado para amarelo por motivos desconhecidos.
Power

Ele está em camisetas, bonés e vários tipos de mídia sem relações com tecnologia. Nos dias atuais é um símbolo fashion, é conhecido desde a época da Segunda Guerra Mundial, quando os engenheiros etiquetavam os botões seguindo o sistema binário: um 1 significava "ligado", e um 0 significava "desligado". Em 1973, a International Eletrotechnical Comission vagamente codificou um círculo quebrado com uma linha dentro como "estado de espera" (standby), e continua com esta definição até hoje. O Institute of Electrical and Electronic Engineers, no entanto, achou isso muito vago e alterou a definição para significar simplesmente energia, poder, força. Power.


  • 1
    1
    1
    1
    1
    1
    1
    1
    1






Nenhum comentário:

Postar um comentário